Hall de entrada do Palácio das Laranjeiras. (Acervo Casa Civil) – Foto: André Gomes de Mello.

As dimensões do Hall e sua decoração condizem com a importância da sala no conjunto, afinal, é uma das entradas solenes da casa. As paredes são revestidas por placas de mármore rosa português. O piso é um detalhado mosaico em mármores italianos de vários tons, possuindo, em algumas tesselas, douração a ouro.

No alto das paredes existe uma reprodução, em bronze dourado, do friso das Panatenéas do Partenon. Ao centro, abre-se uma sinuosa escada de mármore de Carrara que permite o acesso ao pavimento superior. O desenho do guarda-corpo foi inspirado na escadaria do Palácio Real de Nápoles.

A ligação do Hall com as demais salas se faz por meio de largos vãos em arcos abatidos, arrematados por colunas maciças de ônix claro e encimadas por capitéis em bronze dourado. O teto é revestido por uma tela marouflage de autoria do artista francês A. P. Nardac. Na pintura, estão representados os morro do Corcovado – ainda sem a estátua do Cristo Redentor – e Dona Marta.

Destaque da sala: o jarrão de porcelana de Saxe, ao centro, e os móveis “medalheiros” no estilo “Boulle” (mosaicos de madeiras e metais), inspirados em originais franceses.

Hall da ala social e o jarrão de porcelana de Saxe. (Acervo Casa Civil) – Foto: André Gomes de Mello.


 

Destacamos os seguintes itens de acervo:

Mármore e metal

Vaso em mármore com duas alças decoradas com Nice, Deusa da vitória, uma de cada lado, em bronze dourado. Ornamentada no bojo com faixa em bronze dourado, com cena de cavaleiros romanos. Tampa encimada por pinha.

Bronze e mármore – Sylvain Kinsburger

Tocheio em metal representando a Deusa Nice, com arandela de cinco braços, decorada com águias e cachos de uvas. Assinada na base “S. KINSBURGER”.
Curiosidade: a peça consta na lista de encomendas de Eduardo Guinle, relacionada com peça de J.P. Cauvet, que está no Museu do Louvre em Paris, contudo foi feita uma versão ampliada das peças francesas.

Madeira e vidro / talha

Espelho de parede convexo, em formato circular. Moldura encimada por uma águia de asas abertas entre duas volutas.

Óleo sobre madeira – Frans Janszon Post

“Paisagem da Parahyba” Paisagem bucólica. Cena de caça composta por grupo de índios portando arco e flechas nas mãos, uma ave branca, e três animais quadrúpedes. Na lateral esquerda, árvores e uma queda d’água que desemboca em um lago. Na lateral direita, árvores. Perspectiva evidenciada pela presença do Horizonte