A Sala de Visitas, denominada Salão Luís XIV, é um dos principais ambientes de cerimônia da casa. As paredes são revestidas por boiseries de carvalho com douramentos em folha de ouro, seguindo o padrão decorativo do Rococó francês. O piso é um belo parquet belga formado por diversos tons de madeira. A sala foi assim chamada devido ao retrato do Rei Luís XIV de França, atribuído a Hyacinthe Rigaud. Duas outras importantes pinturas da coleção Eduardo Guinle estão nesta sala: “Nobre Veneziana”, de Moretto de Brescia, do século XVI, e o retrato de um militar inglês, de autoria de Joshua Reynolds, do século XVIII. A pintura do teto é uma tela marouflage de autoria do decorador francês Georges Picard, cujo trabalho também pode ser apreciado na decoração interior do Hôtel de Ville de Paris, a sede da prefeitura da cidade.

Escultura em mármore “Diana, a Caçadora”, de Antônio Canova. (Acervo Casa Civil) – Foto: André Melo.
Destaque da sala: além das pinturas, a atração da sala é a escultura de mármore “Diana, a Caçadora”, obra do escultor italiano Antonio Canova, que tinha como modelo a irmã do Imperador Napoleão Bonaparte, Paulina Borghese. A escultura está instalada sobre um pedestal rotativo.
Destacamos os seguintes itens de acervo:
Mármore – Jean Baptiste Pigalle
Escultura em mármore representando o Deus Mercúrio sentado em uma pedra, atando a sandália (talaria) do pé esquerdo; com chapéu (petasus) com asas. Assinado “Pigalle – 1748”
Curiosidade: A posição corporal foi inspirada na pintura “Mercurio e Argo” de Jacob Jordaens.
Porcelana e metal
Vaso em porcelena com dois medalhões, um de cada lado, com cena bucólica de um lado e paisagem do outro lado. Ornamentado com cordeiros, em bronze dourado. Assinado no canto inferior direito “VAN TEALENS”
Mármore – Antonio Canova [ATRIBUÍDO]
Escultura representando Paulina Borghese (irmã de Napoleão) como Diana caçadora.
Escultura em mármore representando a Deusa da caça, Diana.
Curiosidade: Paulina Borghese (irmã de Napoleão Bonaparte) foi considerada fonte de inspiração para a peça.
Óleo sobre tela – Hyacinthe Rigaud [ATRIBUÍDO]
Retrato de Luis XIV, Rei de França, com armadura de batalha e cetro com empunhadura em flor-de-lis.
Curiosidade: Moldura ornamentada com brasão de armas da França.