O Fumoir , ou “Fumantes”, como está indicado na planta baixa original, é uma pequena sala, simetricamente oposta à Sala de Música, no primeiro pavimento da casa. O acesso se faz tanto pelo Hall como pela Sala de Jantar. Dentro da tradição do “morar à francesa”, além das salas de visitas – o “Salon” – e de Jantar – a “Salle à Manger”, a área nobre da casa podia ser subdividida em diferentes ambientes de aparato, como, por exemplo, Petit Salon, Grand Salon, Boudoir, Antichambre, Galerie, Billard e Fumoir.

Um autor de um manual de arquitetura francês, de 1885, afirmava que “em uma casa onde reina a opulência, deve-se encontrar uma sala de bilhar, uma biblioteca, um salão especial de música e de dança, destinados às festas ou para receber amigos e conhecidos”. O Fumoir é revestido por boiseries de inspiração rococó em tons de verde. O teto apresenta ornatos em estuque, além de três pinturas marouflage de autoria de Emmanuel Cavaillé-Coll, inspiradas nas que ornam o Cabinet du Roi da Biblioteca Nacional da França, em Paris.

Sala de Fumantes, ou Fumoir, com suas boiseries de tília. (Acervo Casa Civil) – Foto: André Melo.

Destaque da sala: As boiseries são revestimentos de madeira esculpida instalados sobre a alvenaria, tal como um lambri. Podem apresentar os tons naturais da madeira ou serem pintadas. Os painéis das boiseries podem ser entremeados por espelhos ou tecidos. O Palácio das Laranjeiras, francamente inspirado em palacetes franceses dos séculos XVIII e XIX, reúne algumas das mais belas boiseries do Rio, já que entre nós o uso deste material em decoração doméstica não foi comum. As boiseries do Fumoir são, pelo conjunto que fazem com os estuques e as pinturas do teto, um dos melhores exemplos do gosto decorativo da época.
 

Destacamos os seguintes itens de acervo:

Madeira e mármore / talha – Maison Bettenfeld

Mesa em estilo Luis XIV, em madeira talhada com folhas de acanto e buquê de flores; tampo em mármore.

Porcelana e metal

Vaso em porcelana, com duas alças, em bronze dourado, representando cabeça de pato com guirlandas no bico; tampa encimada por pinha.

Madeira, metal e mármore / Marchetaria e talha – Maison Bettenfeld

Armário baixo, estilo Luis XV, em madeira com marchetaria geométrica. Decorado com rocalhas em bronze dourado; tampo em mármore.