Na época de construção do Palácio das Laranjeiras, um mesmo cômodo podia exibir diferentes estilos decorativos. Havia um consenso entre os arquitetos de que era possível misturar referências estilísticas diversas, e assim surgiu a expressão “Ecletismo”, que passou a qualificar entre nós a produção arquitetônica do final do século XIX e início do XX. A Sala de Música é um exemplo do gosto eclético da época.

Detalhe das boiseries e do parquet da Sala de Música. (Acervo Casa Civil) – Foto: André Gomes de Melo.

Ela possui boiseries no estilo rococó, inspiradas – assim como o piano – nos aposentos das princesas filhas do Rei da França Luís XV, no Palácio de Versalhes. O assoalho é um parquet belga que reproduz desenhos florais, típicos do movimento Art Nouveau do início do século XX. O teto é revestido por uma tela marouflage de Georges Picard.

Destaque da sala: O piano foi projetado pela Casa Bettenfeld e o instrumento fabricado pela Steinway. As pinturas que ornam o piano são de autoria do artista francês Emmanuel Cavaillé-Coll.

Piano de inspiração Rococó da Sala de Música do Palácio das Laranjeiras. (Acervo Casa Civil) – Foto: André Gomes de Melo.

 

Destacamos os seguintes itens de acervo:

Mármore e porcelana – Albert Ernest Carrier Belleuse

Busto feminino com um manto cobrindo a cabeça, preso com uma pinha seca, representando inverno. Assinado “A. Carrier Belleuse”

Mardeira, marfim e metal / talha – Steinway & Sons

Piano de cauda marca “STEINWAY & SONS” , decorado por Cavaillé-Coll, com motivos mitológicos, flores, folhas e instrumentos musicais.
Curiosidade: Inspirado no cravo de Maria Antonieta, que está no Palácio de Versalhes.

Madeira e tecido / estofaria e talha – Maison Bettenfeld

Cadeira estilo Luis XV, espaldar com tabela ornamentada por rocalha.
Curiosidade: Foi utilizada pelo músico Nat King Cole, para uma apresentação ao Piano, quando veio ao Brasil em 1959.