Governo do Estado do RJ

Arqueologia

Durante as obras de restauração do Palácio das Laranjeiras foram realizadas prospecções arqueológicas em seu subsolo devido à implantação de um elevador no interior da Torre do Belvedere. O objetivo do novo equipamento foi permitir a acessibilidade de pessoas com necessidades especiais ao Palácio. A outra destinação do subsolo foi a de receber novos sanitários para o público visitante.

A partir do momento em que foram encontrados vestígios históricos de construções anteriores, tais como: pisos hidráulicos, bases de pilares, baldrames e fragmentos de cerâmica, houve a preocupação e o cuidado de se preservarem esses artefatos. Os órgãos competentes (IPHAN e INEPAC) foram acionados e, em seguida, foi realizado um trabalho investigativo de arqueologia.

As escavações do subsolo revelaram remanescentes da edificação anterior ao Palácio. Tratava-se de uma casa de propriedade do Conde Sebastião de Pinho que foi demolida para a construção do Palacete de Eduardo Guinle.

Movimentação de solo para construção do corredor de acesso aos novos sanitários de público e do novo elevador. Neste local, foram encontrados artefatos remanescentes da construção anterior ao Palácio. (Acervo Casa Civil)

Foram reveladas as bases dos pilares de sustentação do Palácio das Laranjeiras no subsolo. (Acervo Casa Civil).

Galeria de fotos (clique para ampliar)