
Azulejaria
O Palácio das Laranjeiras possui belos revestimentos em azulejaria em vários ambientes como banheiros, cozinha, copas e etc. Na Copa se destacam por sua harmonia e composição, painéis de tema tropical, com representação de folhagens, araras, molduras treliçadas, barrado inferior com azulejos lisos e rodameio decorado.
A Cozinha apresenta azulejaria do tipo padrão de tema floral com fundo amarelo na parte inferior das paredes. Na parte superior os azulejos formam painéis retangulares de fundo branco com molduras decoradas e centralizado por uma composição de 4 azulejos. Complementam a decoração das paredes, rodapés lisos na cor verde, rodameio e rodateto decorados com frisos nas cores verde e branco.
Ainda na ala de serviço, a sala contígua à cozinha, ficou conhecida como Sala dos Trigos, em razão da azulejaria representar uma paisagem campestre de fundo, com espigas de trigos, flores e foice em primeiro plano. O rodameio é decorado com pães entrelaçados por fitas em fundo azul.
O Quarto de Verão, situado na ala residencial, possui paredes revestidas por painéis de azulejos com paginação geométrica formando quadros retangulares, centralizados por azulejos em relevo. Na parte inferior, apresenta barrado liso de cor amarela, arrematados por rodapés, rodameios e rodatetos decorados em tons de marrom e verde.
Na Rouparia o revestimento das paredes é constituído por ricos azulejos em relevo de tema floral sobre fundo marrom na parte inferior e cor amarela na parte superior. O barrado inferior apresenta painéis em relevo onde se destacam duas espécies diferentes de flores, valorizadas pelo contraste entre os tons turquesa e marrom. O rodameio em forma de caneluras também em relevo faz bela composição com o rodapé e rodateto contornando as paredes do ambiente.
No Lavabo, junto a Sala de Almoço, as paredes são revestidas por azulejos de padrão com fundo amarelo e desenhos em estilo Art Nouveau na cor marrom.
Restauro
O estado de conservação dos azulejos foi considerado razoável, embora apresentassem algumas patologias específicas. Os principais problemas identificados através do mapeamento de danos foram: existência de fraturas e fissuras, lacunas, alterações cromáticas, manchas, presença de fungos, perfurações diversas decorrentes de instalações inadequadas dentre outros.
O partido adotado na restauração foi o da mínima intervenção, tendo como premissa sua reversibilidade e como objetivo principal a reintegração estética do conjunto.
O restauro foi iniciado com a retirada cuidadosa dos elementos espúrios, que interferiam na integridade dos painéis de azulejaria. Como exemplo, foi retirado o jirau com sua escada de acesso, existentes na ala de serviço, com o intuito de se resgatar a azulejaria e a volumetria original dos ambientes. Foram removidas ainda as instalações aparentes (elétrica, gás), parte do mobiliário, massas plásticas, pregos e parafusos.
Em seguida foi realizada a retificação pontual das juntas nas áreas que apresentavam imperfeições volumétricas ou cromáticas.
A consolidação dos azulejos em descolamento nas paredes foi feita através da injeção de resinas especiais. Em seguida, foi realizada limpeza a seco, com uso de trincha, esponja e bisturi. Para remoção das cola, tintas, massas e argamassas, foi utilizada uma solução a base de álcool, acetona e água em partes iguais.
As pequenas lacunas foram preenchidas com argamassa industrial (rejunte) e nas áreas de maior extensão foi utilizada argamassa a base de gesso e cimento branco.
As peças faltantes foram reproduzidas através de moldes de silicone, com argamassa de gesso e cimento branco, na técnica à frio. Estes elementos foram pintados com tinta acrílica buscando a reintegração estética dos painéis de azulejo. Ao final deste processo foi aplicada uma camada protetiva sobre os azulejos.
Galeria de fotos (clique para ampliar)
- Rouparia com grande área de perda (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Intervenção inadequada de pia instalada na Rouparia (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Abertura inadequada para instalação de ar condicionado (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Azulejaria comprometida por instalação externa de gás e por recomposição inadequada de azulejos (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Aspectos dos danos causados pelo posicionamento do fogão junto às paredes de azulejos (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Aspecto geral da Sala dos Trigos antes da remoção da escada de acesso ao jirau, fixada na parede azulejada (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Detalhe da escada instalada no painel de azulejos, removida nas obras de restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Lacunas e intervenções espúrias na azulejaria da Sala dos Trigos (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Lacuna proveniente do vão de acesso ao jirau construído em reformas anteriores (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Processo de recuperação da azulejaria da Sala dos Trigos (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Processo de rejuntamento dos azulejos (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Catalogação e identificação dos azulejos da Cozinha (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Processo de restauro dos azulejos da Cozinha onde as manchas sob o esmalte permaneceram como marcas do tempo (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Processo de restauro da azulejaria da Cozinha (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Sala de Aprovisionamento apresentando os danos decorrentes da remoção das antigas bancadas (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Hall de Serviço, antes do restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Hall de Serviço, depois do restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Modelagem “in loco” a frio dos azulejos da Sala de Aprovisionamento (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Detalhe do trecho do antigo vão de acesso ao jirau em processo de restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Detalhe da bela azulejaria da Copa Principal após o restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Sala dos Trigos antes e depois da restauração na qual foi retirada a escada metálica (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Recomposição em azulejos lisos diferentes da padronagem original (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Sala dos Trigos após a restauração (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Sala dos Trigos antes do tratamento das lacunas e intervenções espúrias na azulejaria (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Sala dos Trigos depois do tratamento das lacunas e intervenções espúrias na azulejaria (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.
- Azulejaria da Copa após a restauração (Acervo Casa Civil) - Foto: Shana Reis.
- Quarto de Verão após restauro (Acervo Casa Civil).