Governo do Estado do RJ

Boiseries

Boiseries são painéis de madeira que revestem paredes, muito utilizados na França nos séculos XVII e XVIII. No Palácio das Laranjeiras, os principais ambientes possuem boiseries ornamentadas, idealizadas e confeccionadas pela Maison Bettenfeld.

A maioria das boiseries apresenta acabamento em verniz, deixando aparente os tons das diversas madeiras utilizadas na sua composição. Em alguns salões, as boiseries foram pintadas como os tetos e demais elementos decorativos, recebendo, em alguns casos, acabamento em folhas de ouro. De acordo com o ambiente, outros elementos compõem os painéis das boiseries: pinturas artísticas, ornatos metálicos e tecidos decorativos.

No Salão de Visitas Luís XIV, os painéis são em carvalho, com acabamento em verniz e detalhes em folhas de ouro. O imponente desenho das boiseries conta com tecidos adamascados e espelhos que enriquecem a decoração do ambiente. Apresentam interessantes elementos ornamentais: frisos, lesenas, arquitraves, capitéis, volutas e emblemas heráldicos. Completam a ambientação arandelas douradas, do tipo candelabro.

Salão de Visitas Luís XIV após restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Detalhes de emblemas heráldicos, presentes no Salão de Visitas Luís XIV, com temas de flor de lis e salamandra. (Acervo Casa Civil) - Foto: Shana Reis

A pequena Sala de Música, em estilo rococó, possui suas boiseries pintadas em cor clara, com frisos e uma profusão de ornatos dourados representando temas musicais.

No Fumoir, as boiseries em madeira tília são pintadas em tons de verde claro, compondo com o teto. Os delicados ornatos em forma de guirlandas e rendilhados são emoldurados por frisos, assim como as pinturas decorativas sobre a porta de espelhos.

Aspecto da Sala de Música antes das intervenções restaurativas (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Fumoir antes da restauração (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

As boiseries em mogno do Salão Império, maior salão do Palácio, revestem apenas meia parede. Apresentam frisos e molduras de madeira e ornamentos e arandelas de bronze.

Destacam-se ainda as belas placas em porcelana do tipo Wedgewood em azul e branco. Complementam a decoração desse Salão, estantes embutidas em vidro, projetadas originalmente para a guarda de tacos de bilhar, e belas tapeçarias de Beauvois.

Aspecto do Salão Império antes da restauração (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

A Biblioteca do Palácio possui belo conjunto de estantes-vitrine em cedro, com ornatos em bronze, tal como uma boiserie de meia altura.

Biblioteca antes do restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Biblioteca do Palácio com as belas estantes-vitrines em cedro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

O Salão de Jantar tem suas boiseries em nogueira escura. Marcam os quatro cantos nichos em mármore vermelho, com pias e carrancas em mármore de Siena. Na parede frontal, existe um grande aparador trabalhado em mármore vermelho e, sobre ele, um espelho de cristal encaixado na boiserie. Detalhes de madeira em baixo relevo representam atributos das artes, música, ceifa de cereais, jardinagem, vinicultura e caça.

O Salão de Jantar tem pé direito duplo, compondo com a Galeria Regência no andar superior, onde as boiseries seguem a mesma tipologia, com espelhos e medalhões em baixo-relevo, alusivos a fábulas de animais e a atividades de comércio, navegação, engenharia e indústria.

No Boudoir, a cor predominante é o azul claro, com delicados frisos, ornamentados com guirlandas de flores coloridas. As boiseries são compostas por grandes painéis em tecido adamascado azul. Telas de meninos sátiros brincando decoram os medalhões sobre as portas internas, e figura feminina em talha de madeira policromada coroa a porta do balcão.

Aspecto do Salão de Jantar antes do restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Galeria Regência antes das intervenções restaurativas (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Boudoir antes do restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Detalhe das guirlandas com flores coloridas no cortineiro após o restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

O Quarto do Casal ou Chambre Louis XV, conforme denominado pela Maison Bettenfeld, segue a mesma linha da delicada ornamentação do Boudoir. Se diferencia pelo acréscimo de um armário integrado às boiseries, um espelho de cristal e portas decoradas; são quatro portas, sendo duas fixas, instaladas apenas com o objetivo de dar simetria aos elementos da boiserie. Pinturas de diferentes temas estão embutidas nas sobrevergas das portas, complementando as boiseries. Belas arandelas de bronze e cristal fazem conjunto com o lustre central.

No Quarto das Crianças, as boiseries são confeccionadas em freixo da Hungria com rodameio em friso marchetado de estilo Art Noveau. O desenho do friso em borboletas, folhagens e círculos, se repete no mobiliário e esquadrias. Os amplos painéis de tecido listrado revestem as paredes e, no topo, frisos decorativos de fundo esverdeado representam flores e aves em cor clara.

"

O Quarto do Casal, antes do restauro, era utilizado como Sala de Reuniões e as boiseries encontravam-se na cor creme, diferente da cor original, identificada através de prospecções estratigráficas. (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Quarto das Crianças (ou Chambre d` Enfants) antes do restauro, sendo utilizado como Gabinete. (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

A Sala de Almoço, com suas belas boiseries em mogno marchetadas, apresenta decorações florais, guirlandas com fitas e elementos clássicos, como colunas, entablamentos e molduras. Os painéis de pintura decorativa, denominados marrouflage com tema de pavão e flores, revestem e enriquecem a parte superior das paredes. As esquadrias compõem harmoniosamente com a decoração, criando um ambiente moderno para a época e contrastando com os principais salões.

O Gabinete Império, também definido como Boudoir no projeto original, tem suas boiseries e esquadrias confeccionadas em mogno com ornatos de bronze dourados. As peças representam figuras femininas neoclássicas, coroas de louro, folhagens, cisnes e cupidos. Complementando a decoração, arandelas (tipo candelabros) douradas aplicadas nas boiseries iluminam o ambiente. Num dos cantos da sala, existe um belo lavabo de mármore verde, apoiado sobre base em forma de leão alado, com detalhes de carranca, conchas e volutas.

Os dois quartos do segundo pavimento possuem boiseries a meia altura, com desenho em painéis almofadados e paginação de acordo com os revestimentos de estuque da parte superior.

Quarto de Hóspedes (Acervo Casa Civil) - Foto: André Gomes de Melo.

Sala de Almoço antes do restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Gabinete Império após o restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Quarto de Hóspedes (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Quarto de Casal do pavimento superior durante o restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Diagnóstico

O revestimento em boiserie, em sua maioria, apresentava degradações decorrentes de infestação de térmitas, do uso e desgaste do tempo, como manchas, sujidades, respingos de tinta, além de intervenções danosas como perfurações, arranhões, etc. O verniz protetivo se encontrava oxidado causando alteração cromática. Foram identificados resíduos de ceras e produtos de limpeza diversos.

Nas salas em que as boiseries têm acabamento em pintura de fundo, foi observado desgaste do tempo e, em alguns casos, cores diferenciadas daquelas identificadas nas prospecções estatigráficas. As áreas de marchetaria apresentavam trechos de perdas. Nas salas em que existem aplicação de douramento, os mesmos estavam desgastados e escurecidos nas partes baixas.

Galeria Regência: danos provenientes de infestação de térmitas (Acervo Casa Civil).

Galeria Regência: danos provenientes de infestação de térmitas (Acervo Casa Civil).

Douramento desgastado na Sala de Música (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Porta da Sala de Música apresentando perda do douramento (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

No Salão Império: verniz desgastado e ornatos metálicos escurecidos (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa.

Restauro

A primeira etapa dos serviços foi a de descupinização ou combate e prevenção de insetos xilófagos - medida implementada em todos os elementos de madeira, móveis e integrados que compõem o Palácio.

O restauro das boiseries do Salão de Visitas Luís XIV foi iniciado com a retirada dos vernizes oxidados e sujidades profundas, através de lixamento e remoção química e, quando necessário, também emplastros. Foi realizada a recomposição das áreas de perda, através do uso de produto próprio para preenchimento, e aplicado novo verniz de acabamento. Nas áreas de douramento, foi realizada aplicação de folha de ouro nos trechos em que as mesmas haviam sido perdidas.

Recomposição de frisos (Acervo Casa Civil)

Aplicação de folhas de ouro nas áreas de perda e restauro das partes douradas da boiserie (Acervo Casa Civil)

Na Sala de Música, o restauro consistiu na recomposição dos painéis de fundo das boiseries, através de lixamento, nivelamento e pintura. Também foram realizadas próteses dos elementos perdidos e douramento pontual dos ornatos, principalmente nas áreas mais baixas.

Além dos problemas similares às demais boiseries, no Fumoir, as mesmas se encontravam pintadas em tonalidades diferenciadas das originais.

"

Preparo do bolo armênio (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Detalhe dos ornatos após o restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Fumoir antes (foto menor) e depois do restauro com nova pintura nas cores obtidas através de prospecções estratigráficas (Acervo Concrejato) - Fotos: Francisco Moreira da Costa

Os elementos de bronze das boiseries do Salão Império foram totalmente removidos, para que fosse realizado o lixamento dos painéis de madeira. As peças metálicas retiradas foram catalogadas, tratadas e reaplicadas nas boiseries após envernizamento.

O Salão de Jantar e a Galeria Regência seguiram a mesma metodologia de restauro: remoção dos vernizes envelhecidos, recomposição das áreas de perda, nivelamento e aplicação de novo verniz.

Trecho das boiseries do Salão Império já restaurado. (Acervo Casa Civil) - Foto: André Melo

Salão Império antes do restauro (Acervo Concrejato) - Foto: Francisco Moreira da Costa

Salão Império após o restauro. (Acervo Casa Civil) - Foto: André Melo

Galeria de fotos (clique para ampliar)

No Boudoir, Quarto do Casal e Quarto das Crianças, foram retirados os tecidos dos painéis, que não eram originais, que não eram originais, para substituição por novos, de características semelhantes aos anteriores. As boiseries foram restauradas e a cor original recuperada, conforme indicado nas prospecções estratigráficas.

As boiseries da Sala de Almoço e as marouflages dos painéis de parede foram restauradas. Já o Gabinete Império havia sido restaurado recentemente e as intervenções foram pontuais neste espaço.

Boudoir em processo de restauração das boiseries (foto de cima) e após restauro e colocação dos novos tecidos (foto de baixo). (Acervo Concrejato) - Fotos: Francisco Moreira da Costa

Galeria de fotos (clique para ampliar)