Governo do Estado do RJ

Cozinha

A proposta de intervenção consistia no resgate das características originais da Cozinha, a princípio, com a recuperação de um painel de azulejos históricos danificados pela emissão constante de vapor e gordura emitidos pelo fogão industrial que se encontrava encostado à parede, além da recuperação das pias e bancadas em mármore de Carrara que se encontravam danificadas, dentre outras ações.

Posteriormente, foi gerada uma demanda no sentido de dotar a Cozinha de um novo layout composto por equipamentos que viessem a atender às demandas geradas por ocasião da realização de grandes eventos, evitando, assim, a instalação provisória de equipamentos (containers e afins) nas áreas externas do Palácio.

Cozinha antes da restauração (Fonte: Livro Palácio Das Laranjeiras, Editora SOBREART, 1982) – Foto: Pedro Oswaldo Cruz.

Intervenções

Partindo dessa premissa, foi concebido um novo layout para a Cozinha de forma que os equipamentos que viessem a ser instalados gerassem o mínimo de interferência visual e danos ao ambiente. A mesa de mármore de Carrara, localizada originalmente no centro da cozinha, foi remanejada para a Sala dos Trigos, dando lugar a uma ilha de cocção.

Foi instalada uma coifa industrial com lavagem de gases, construída em aço inoxidável AISI 304 e dotada de filtros inerciais, para atender às necessidades de alta eficiência de extração de vapores e fumaça.

Foi realizada uma adequação no forro original, com a colocação de um rebaixo moderno em gesso acartonado no qual foram instalados a iluminação e o insuflamento de ar-condicionado, que forma uma cortina de ar no entorno da ilha de cocção.

Bancada de mármore após a retirada da intervenção em aço inox. (Acervo Casa Civil)

A Cozinha foi dotada de equipamento de refrigeração horizontal e um forno combinado de alto desempenho. Para o forno combinado foi projetado um painel de chapa metálica com isolamento térmico em lã de rocha, com o objetivo de evitar que o calor gerado pelo mesmo viesse danificar os azulejos históricos.

As bancadas de pia, em mármore de Carrara, que se encontravam danificadas e descaracterizadas por revestimento com chapas de aço inoxidável, foram totalmente restauradas. O restauro consistiu na limpeza para retirada de fungos, correção das lacunas e pontos de fissura existentes, com a realização de uma costura com fio de cobre de 4 mm, criando uma malha estruturada, a fim de dar sustentação ao preenchimento dos espaços por uma resina elaborada com adição de pó de mármore. O acabamento foi realizado com o lixamento, polimento do mármore e aplicação cera pastosa da Bellinzoni. Por fim, as bancadas foram dotadas de proteção mecânica com utilização de tapete de silicone e placas PEAD (polietileno de alta densidade) com 10 mm de espessura.

Assim como os demais ambientes do Palácio, a Cozinha foi climatizada por meio do sistema de insuflamento a partir do piso.

Por fim, foi realizado o restauro do painel de azulejo danificado para que o mesmo recuperasse a sua aparência original.

Galeria de fotos (clique para ampliar)