
Estuques
O estuque é uma massa usada para revestir e decorar paredes externas e internas ou forros. Com os estuques são feitos altos e baixos relevos, ornatos, cornijas, florões; enfim, uma série de elementos que servem para compor as fachadas e os ambientes internos na arquitetura.
Os materiais utilizados na composição dos estuques são, principalmente, o gesso, o pó de mármore, a areia, a cal e o cimento, além da água e, às vezes, a cola. O gesso nunca é utilizado para os estuques aplicados em revestimentos exteriores. Os ornatos em estuque podem ser pintados, pigmentados, dourados e até polidos, dependendo de sua composição.
Nas fachadas do Palácio das Laranjeiras são encontrados belos elementos em estuque atribuídos à empresa Freihoffer & Almeida. Destacam-se capitéis, carrancas, volutas, mísulas, medalhões, guirlandas, dentre outros.
No interior do Palácio das Laranjeiras, os estuques aparecem decorando principalmente as paredes e os tetos, compondo com as boiseries e emoldurando as marouflages nos principais salões.

Forros em estuque do Salão de Jantar e da Galeria Regência no pavimento superior (Acervo Casa Civil)
Estuques externos
Os estuques das fachadas foram muito bem confeccionados e se encontravam em bom estado de conservação. Havia poucas áreas de perda, sendo as manchas e sujidades decorrentes da ação do tempo os principais pontos a serem tratados.
O restauro desses elementos foi iniciado com uma limpeza feita através de hidrojateamento a baixa pressão, com água e detergente neutro. Nas áreas de sujidades mais persistentes, foi realizada escovação pontual, com escovas de nylon de cerdas macias e o uso de solução mais concentrada. Nos pontos com crostas negras, foram aplicados emplastros químicos. A pouca vegetação que cresceu em pequenas frestas dos estuques foi cuidadosamente removida.
As fissuras identificadas nos estuques que compõem as fachadas foram tratadas e os ornatos faltantes foram reproduzidos, conforme modelos originais, em formas de silicone e fixados com pinos de aço nos locais de origem.
Após a limpeza e a consolidação dos estuques externos, foi aplicada uma massa fina à base de pasta de cal e primal e, em seguida, uma camada de velatura à base de água de cal e adesivo PVA. Por fim, foi pulverizada uma demão de hidrofugante para proteção desses estuques.
Estuques internos
No interior do Palácio das Laranjeiras, os forros em estuque sofreram danos nos trechos em que houve infiltração de águas pluviais provenientes da cobertura. As pinturas de acabamento dos forros e paredes com estuque se mostravam desgastadas, com sujidades e, em alguns casos, com as cores alteradas. Alguns ornatos apresentavam excesso de camadas de massa e tinta, comprometendo a volumetria do conjunto. Nos banheiros do segundo pavimento, os forros originais com detalhes em estuque, encontravam-se encobertos por rebaixamentos modernos em gesso.
O restauro dos tetos e paredes em estuque foi iniciado com limpeza superficial e posterior decapagem das diversas camadas de tinta sobrepostas, visando a uma melhor definição de suas formas. Novas sancas, frisos e ornatos foram fundidos no atelier instalado no canteiro de obras e aplicados nos locais das lacunas. Por fim, foi realizado o emassamento e a pintura de acabamento nas cores identificadas nas prospecções estratigráficas.
Galeria de fotos (clique para ampliar)
- Frisos e florões em estuque fundidos na obra para reposição nos trechos faltantes (Acervo Concrejato)
- Detalhe do entablamento da fachada antes do restauro, apresentando fissuras e sujidades diversas (Acervo Concrejato)
- Aplicação de emplastros químicos para remoção de crostas negras. (Acervo Concrejato)
- Fundição de novos ornatos em estuque (Acervo Concrejato)
- Aplicação de massa fina (Acervo Concrejato)
- Detalhe dos estuques da fachada restaurados: cartela, dentículos e folhagens (Acervo Concrejato)
- Antes da restauração do forro: adequação da cor da pintura de acabamento – Acervo Casa Civil – Núcleo de Imprensa
- Detalhe do medalhão em estuque antes do restauro representando a “Colheita de Frutas” (Acervo Concrejato)
- Frisos e florões em estuque fundidos na obra para reposição nos trechos faltantes (Acervo Concrejato)
- Decapagem do teto da Varanda do Jardim Interno (Acervo Concrejato)
- Emassamento do forro do Banheiro do segundo pavimento (Acervo Concrejato)
- Detalhe de um óculo (Acervo Concrejato)
- Sobreverga decorada com carranca e folhagens (Acervo Concrejato)
- Detalhe das imponentes mísulas sob o balcão do Belvedere antes do restauro (Acervo Concrejato)
- Detalhe de ornato da fachada antes do restauro ( Acervo Concrejato)
- Aspecto dos danos em frisos da fachada (Acervo Concrejato)
- Fundição de novos ornatos. (Acervo Concrejato)
- Voluta após restauro (Acervo Concrejato)
- Trecho da fachada nordeste após o restauro (Acervo Casa Civil)
- O forro do Hall Principal é composto por abóbadas em estuque policromado, marcado por frisos dourados que emolduram as pinturas. Em destaque a pintura central de A. P. Nardac (Acervo Concrejato).
- Fumoir com tetos em estuque cujas formas e tonalidades harmonizam com as boiseries das paredes (Acervo Concrejato)
- Um dos três medalhões em estuque, com pintura de Covaillé-Coll, no Fumoir, antes do restauro. (Acervo Concrejato)
- Florão central e rodatetos do Boudoir arrematados por delicados estuques dourados (Acervo Concrejato)
- Galeria da ala residencial com forro em estuque decorado (Acervo Concrejato)
- Galeria da ala residencial com forro em estuque decorado (Acervo Concrejato)
- Biblioteca com forro e sancas em estuque decorado (Acervo Concrejato)
- Paredes da Biblioteca: molduras, sobreverga dos vãos e rodateto em estuque (Acervo Concrejato)
- Paredes do Salão Império com decoração em estuques compondo com as boiseries e esquadrias (Acervo Casa Civil)
- Teto do Banheiro Principal antes do restauro apresentando alteração de cor (Acervo Concrejato)
- Teto do pórtico da Entrada Principal apresentando manchas decorrentes de infiltrações da varanda superior (Acervo Concrejato)
- Recuperação de trecho do friso em estuque (Acervo Concrejato)
- Pintura do florão do Quarto do Casal (Acervo Concrejato)
- Novos frisos moldados com base nos originais (Acervo Concrejato)
- Salão Império onde foi identificado o revestimento original que se encontrava recoberto por camadas de pintura. Aspecto da sobreverga antes da decapagem (Acervo Casa Civil)
- Decapagem de uma área de sobreverga no Salão Império que deixou aparente o revestimento original do ambiente (Acervo Concrejato)
- Aspecto final do restauro do revestimento da sobreverga no Salão Império (Acervo Casa Civil)
- Teto do Banheiro do Quarto do Casal durante o restauro (Acervo Concrejato)
- Salão de Jantar e Galeria Regência após o restauro: recuperação da volumetria e pintura conforme cor original (Acervo Casa Civil)
- Teto da Galeria Regência em estuque emoldurando a pintura “Hino da Terra ao Sol”, de A. P. Nardac, antes do restauro (Acervo Casa Civil)
- Galeria Regência após restauro (Acervo Casa Civil)
- Teto do Banheiro do Quarto do Casal, no segundo pavimento, antes e depois do restauro (Acervo Concrejato)
- Teto do Banheiro do Quarto do Casal, no segundo pavimento, antes e depois do restauro (Acervo Concrejato)
- Teto do Banheiro do Quarto do Casal, no segundo pavimento, antes e depois do restauro (Acervo Concrejato)
- Fundição das peças faltantes do florão do Boudoir (Acervo Concrejato)