Governo do Estado do RJ

Fontes

Fonte das Ninfas e Golfinhos

De autoria do renomado escultor francês Émile Guillaume, a fonte que orna a entrada do Palácio pela Ala de Serviços é exuberante em seus detalhes e valor artístico. Em estilo Art Nouveau, apresenta grupo escultórico de quatro figuras femininas aladas, tendo os braços erguidos, exibindo conchas e corais nas mãos, montadas em golfinhos mitológicos. Ao centro, figura feminina, de pé, faz insinuação de que se banha erguendo os braços na altura da cabeça.

O conjunto é esculpido em bronze tendo as bordas em mármore. Inicialmente essa fonte foi colocada na pérgola, atrás do palácio e por ocasião da construção da piscina foi deslocada para a área do atual estacionamento. Atualmente esse conjunto está implantado no nível do pátio de circulação do Palácio, tendo sido seccionada sua borda circular em mármore, que foi lateralmente ampliada e guarnecida por duas esculturas de argamassa, em forma de esfinges.

Nessa etapa das obras de restauração, o conjunto escultórico foi limpo, tendo sido retiradas todas as instalações hidráulicas da fonte e os antigos refletores que se tornaram obsoletos dentro do conceito da nova iluminação da área externa do Palácio. Futuramente, pretende-se que a fonte volte a ocupar seu local de origem, respeitando-se assim o traçado simétrico característico do paisagismo francês.

Vista dos fundos do Palácio, com a fonte das Ninfas e Golfinhos, em seu local de origem, no centro do jardim, onde se encontra atualmente a piscina . (Acervo Família César Guinle)

Modelo do estudo para Fonte das Ninfas e Golfinhos sobre a mesa da Sala de Jantar. (Acervo Casa Civil) - Foto: André Gomes de Melo.

Local da segunda implantação da Fonte, na época do Presidente Juscelino Kubitschek. (Acervo Pedro Oswaldo Cruz)[

Conjunto escultórico em bronze antes do processo de limpeza da fonte. (Acervo Casa Civil) - Foto: Shana Reis.[

Galeria de fotos (clique para ampliar)

Fonte do Mercúrio

Em destaque, à frente da fachada principal do Palácio das Laranjeiras, a Fonte do Mercúrio, réplica da escultura em bronze existente na Villa Medici, em Roma, obra do artista Gianbologna (1529–1608). A Fonte está implantada no canteiro central do jardim e se harmoniza com a escadaria principal do Palácio.

O conjunto, composto por base e bacia em mármore, em estilo clássico, tem ao centro a escultura de Mercúrio, que tem sua perna esquerda apoiada sobre o deus Zéfiro, projetando o corpo pra frente. O Mercúrio é representado com um chapéu alado e asas em ambos os tornozelos. Seu olhar acompanha o movimento do braço direito, que aponta para o céu. Com a mão esquerda segura um instrumento dedicado ao deus Mercúrio, símbolo da Medicina: o caduceu, bastão em que se entrelaçam duas serpentes.

A escultura foi produzida pela Fundição de Arte Val d’Osne, que teve suas atividades iniciadas em 1836 e cessadas em 1986 e, durante as obras de restauração, passou por um processo de higienização.

Fonte do Mercúrio após limpeza, no jardim da fachada principal do Palácio das Laranjeiras. (Acervo Casa Civil) - Foto: André Melo

Fonte antes do processo de higienização. (Acervo Casa Civil)

Galeria de fotos (clique para ampliar)