Governo do Estado do RJ

Mármores

Adornam os jardins do Palácio das Laranjeiras uma série de elementos em mármore, tais como balaustradas, escadas, esculturas, colunas, bancos, vasos, entre outros.

A grande balaustrada em mármore Carrara, que serve de cercadura ao platô principal, onde está implantado o Palácio, mede cerca de 300 metros lineares. Os balaústres de mármore encontram-se apoiados em base de gnaisse, trabalhado em almofadas, e arrematados por um corrimão boleado. Ao longo dessa balaustrada, há também pequenos pilaretes, adornados com carrancas e grifos, que definem as interrupções desse conjunto para a inserção de escadarias, bancos e outros elementos paisagísticos.

Existe também um grande pergolado, com 54 colunas em mármore de Carrara, que sustentam estrutura de madeira coberta por vegetação.

Os vasos e os bancos em mármore seguem diferentes desenhos, alguns mais simples e outros mais elaborados. O jardim abriga ainda uma série de belas esculturas em mármore, que harmonizam com os demais acabamentos existentes, inclusive com as elaboradas guias do calçamento das alamedas. Todo este conjunto de elementos marmóreos exibe uma mesma unidade estilística.

Busto de Diana. (Acervo Casa Civil) - Foto: Carlos Magno.

Diagnóstico

Foi realizado um amplo e cuidadoso levantamento gráfico e fotográfico das balaustradas em mármore, que gerou uma base para o diagnóstico e o mapeamento de danos. Essa etapa serviu para a definição dos procedimentos de intervenção restaurativa destes elementos que foi encaminhado e aprovado pelos órgãos de patrimônio.

Em toda a balaustrada foi identificada uma série de danos: sujidade generalizada, elementos soltos e faltantes, próteses mal executadas e fundidas em argamassa de cimento, peças quebradas, presença de vegetação danosa, entre outros, fazendo com que o conjunto perdesse sua unidade característica.

Falta de elementos da balaustrada e presença de vegetação danosa. (Acervo Casa Civil)

Sujidades, peças quebradas e trecho de corrimão faltante. (Acervo Casa Civil)

Balaústre em cimento com ferragem interna oxidada. (Acervo Casa Civil).

Nas escadas existiam vários degraus quebrados e com rachaduras, provavelmente causadas por acomodação do terreno.

Nas guias de meio-fio dos jardins, constituídas por peças em mármore trabalhadas, houve em obras anteriores,a perda de elementos, o deslocamento de trechos e a substituição por guias em argamassa de cimento.

Também os bonitos bancos em mármore de Carrara encontravam-se com sujidade generalizada, rachaduras pontuais, mas sem perdas significativas de volumetria.

Cadastramento dos elementos de mármore, incluindo a balaustrada. (Acervo Casa Civil)

Ficha de diagnóstico e mapeamento de danos dos elementos em mármore. (Acervo Casa Civil)

Escada antes da limpeza. (Acervo Casa Civil)

Restauro

Limpeza

A limpeza da balaustrada e dos outros elementos em mármore como as escadas, os bancos e as colunatas dos jardins foi realizada em duas etapas: a primeira para remoção da sujidade superficial, realizada através da lavagem por nebulização e a segunda através da aplicação de emplastros químicos.

Limpeza do gnaisse com uso de escova de cerdas macias. (Acervo Casa Civil)

A limpeza pontual, necessária para remover manchas de gordura, oxidações, tintas e outros, foi feita com produtos químicos específicos para cada caso, e previamente testados.

Detalhe de um dos vasos de mármore, antes e após sua limpeza. (Acervo Casa Civil)

Acabamento

Após a secagem e remoção de resíduos de poeira dos elementos marmóreos e dos novos fundidos, foi aplicado um impermeabilizante que impede a absorção de água, óleo, gordura e outras sujidades, que causam manchas em suas superfícies. O produto não interfere nas características naturais do material, não forma película e deve ser aplicado a cada 3 anos.

Aplicação de protetivo. (Acervo Casa Civil)

Aplicação de emplastro químico para a limpeza profunda dos mármores. (Acervo Casa Civil)

Escultura em argamassa “Esfinge com menino” antes e após a limpeza. (Acervo Casa Civil)

Reintegração das partes faltantes

Para a reintegração de pequenas partes faltantes foram executadas próteses ou complementos com argamassa de stucco marmo dependendo de cada caso. Em ambas as situações foram feitas ancoragens com pinos de aço inox.

Prótese para preenchimento de lacuna, em argamassa de stucco marmo, ancorada com pino de cobre. (Acervo Casa Civil)

Pinagem de partes dos balaústres. (Acervo Casa Civil)

Produção de balaústres em stucco marmo. (Acervo Casa Civil)

A recomposição dos balaústres faltantes, foi executada com o uso de formas em resina e fibra de vidro, a partir do elemento original, com fundição em stucco marmo, que é uma argamassa composta por pó de mármore, cimento branco estrutural e cal, além de resina (Primal) diluída em água de cal. Para a definição da proporção de cada material foram realizados testes de resistência e cor.