Governo do Estado do RJ
homem restaurando uma escultura

Retorno social

Oficina Escola de Restauro

Nas dependências do Palácio das Laranjeiras funciona a Oficina Escola que capacita jovens em situação de vulnerabilidade social. As oficinas têm duração de três meses e são uma iniciativa da Casa Civil e do Rio Solidário e conta com a parceria do Senac.

A proposta da Oficina Escola é valorizar os ofícios tradicionais, como: restaurador, estofador, marceneiro, estucador, dentre outros, abrindo as portas do mercado de trabalho para esses jovens e inserindo-os socialmente.

O objetivo é capacitá-los para uma profissão, abrindo novas perspectivas e dando a eles autoconfiança. Para isso, foram selecionadas peças do próprio acervo do Palácio das Laranjeiras e do Palácio Guanabara, visando transmitir aos jovens aprendizes uma percepção de sua capacidade em atuar tanto em um acervo histórico, como em um amplo mercado de trabalho.

O conteúdo do curso foi pensado para habilitar os jovens a trabalhar, por conta própria ou em empresas, na restauração de bens móveis ou integrados. O projeto prevê ainda cursos de restauro de metais, azulejos, estuques entre outros.

No ano de 2018 foram realizadas seis oficinas, sendo três de mobiliário, duas de estofaria e uma de elementos pétreos. Essas oficinas formaram cerca de 100 jovens e restaurou mobílias e peças de mármore pertencentes aos acervos dos Palácios das Laranjeiras e Guanabara.

Prova de habilidade específica. (Foto: Casa Civil/André Mello)

Os alunos são selecionados por seu perfil social e através de uma prova de habilidade específica e recebem uma bolsa-auxílio. Também são fornecidos uniformes e equipamentos de segurança individual (EPI), além de todos os materiais e ferramentas necessárias à realização de cada atividade específica.

As aulas são ministradas por mestres restauradores e entre os temas abordados estão a importância do Patrimônio Histórico, as práticas de conservação e restauro, o uso de equipamento de segurança individual e coletivo, empreendedorismo, além das técnicas pertinentes a cada ofício. Foram desenvolvidas apostilas para cada curso, onde cada etapa de aprendizado é abordada de forma clara e objetiva.

A primeira em aula é uma visita ao interior do Palácio das Laranjeiras (Foto: Casa Civil/Andre Mello).

Turma de restauro de mobiliário recebendo instruções da professora Priscila Wood (Foto: Casa Civil/Jaciara Grzybowski)

Turma de elementos pétreos em aula sobre formas e fundição com a professora Conceição (Foto: Casa Civil/Jaciara Grzybowski)

Módulo de Restauro de Mobiliário

Na primeira turma, em 2018, os alunos restauraram 2 cadeiras, 4 mesinhas e uma porta do acervo do Palácio das Laranjeiras e ainda recuperaram outras peças de acervo do Palácio Guanabara.

Mobílias antes e após a restauração, no Quarto das Crianças (Foto: Casa Civil/André Melo)

A segunda e terceira turmas de restauro de mobiliário executaram peças do acervo, dentre elas uma papeleira em estilo Império e uma mesa de despachos, ambos do Gabinete Império do Palácio das Laranjeiras.

Restauro da papeleira em andamento. (Foto: Casa Civil/André Melo)

Porta recebendo acabamento em goma laca. (Foto: Casa Civil/André Melo)

Mobílias antes da restauração. (Fotos: Casa Civil/André Mello)

Mobílias após a restauração e no Bourdoir do Palácio Laranjeiras. (Fotos: Casa Civil/André Mello)

Mesa de despacho em restauro. (Foto: Casa Civil/André Melo)

Módulo de Restauro de Elementos Pétreos

Na oficina de restauro de elementos pétreos os alunos aprenderam a limpar, colmatar e aplicar protetivos nas peças de mármore e granito, como por exemplo nas balaustradas e nos pilaretes. Aprenderam a fazer formas para fundição de elementos faltantes em vários materiais, como silicone, fibra de vidro e gesso.

Limpeza da colunata – antes e depois (Foto: Casa Civil/Jaciara Grzybowski)

[twenty20 img1="7480" img2="7479" offset="0.5"]

Limpeza do banco – antes e depois (arraste o mouse para visualizar) (Fotos: Casa Civil/André Mello)

Limpeza do balaústre, com uso de bisturi. (Acervo Casa Civil)

Balaustrada antes da limpeza (Foto: Casa Civil/Jaciara Grzybowski)

Balaustrada depois da limpeza (Foto: Casa Civil/Jaciara Grzybowski)

Os alunos das oficinas ainda receberam treinamento para limpeza de pichações e realizaram como experiência prática, uma ação na entrada do Parque Guinle.

Limpeza da pichação na entrada do Parque Guinle - (Foto: Casa Civil/André Melo)

O grande desafio para esses alunos foi a confecção de uma réplica de um vaso do acervo do Palácio. A peça era exposta com o seu par, que na década de 70 sofreu um dano irreparável. No primeiro curso, foi feita a forma e a modelagem desta réplica, que recebeu em sua parte inferior, a inscrição da data de sua fundição.

 

Etapas da fundição do vaso (Foto: Casa Civil/Jaciara Grzybowski)

Formatura e exposição da 1a turma

Professora Conceição e os alunos do no dia da formatura – Palácio Guanabara (Foto: Casa Civil/Andre Melo)

Exposição da 1a turma (Foto: Casa Civil/Andre Melo)

Módulo de Estofaria

As duas turmas de estofaria executaram, juntamente com as mestres e restauradoras, o estofamento do conjunto de mobílias do Salão Nobre do Palácio Guanabara composto por 4 canapés e 14 poltronas.

As peças tinham danos estruturais no estofamento como percintas rompidas e molas soltas, que prejudicavam o conforto e a estética das peças. Os tecidos foram trocados e a pintura dourada retocada.

Alunos executando o restauro dos canapés. (Foto: Casa Civil/André Mello)

Salão Nobre com mobiliário antes do restauro.( Acervo Casa Civil)

Aluno restaurando uma poltrona: percintas trocadas e molas amarradas. (Foto: Casa Civil/André Mello)